NUPEC

 NÚCLEO DE PSICOLOGIA, ESTUDOS E CRIAÇÕES

O propósito de criar um núcleo para estudar temas da Psicologia em articulação com outras áreas de saber surgiu da necessidade de potencializar encontros para novas formas de relação ensino-aprendizagem e também maneiras diversas de viver o cotidiano universitário. Citando Deleuze (1992, p. 116), “trata-se de inventar modos de existência, segundo regras facultativas, capazes de resistir ao poder bem como se furtar ao saber, mesmo se o saber tenta penetrá-los e o poder tenta apropriar-se deles”. Um encontro para estudos extraclasse permite, por tentar fugir de certa rigidez dos modelos relativos aos processos educacionais instituídos, a possibilidade de que os envolvidos agenciem novas posturas voltadas à produção de idéias e material acadêmico.

Como primeiro acontecimento do NUPEC foi criado o Grupo DEVIReS, que se propõe ao estudo das idéias de Deleuze e seus intercessores, agenciando a Psicologia com a Filosofia. Em relação a tais áreas de estudo eleitas pelo Grupo, afirmamos a importância do constante e sempre necessário debate entre a Psicologia e a Filosofia. Reconhecer os cruzamentos entre tais áreas permite um aprofundamento das próprias questões da Psicologia, favorecendo inclusive a reflexão sobre a atuação do psicólogo e até a construção de novas formas de trabalho. Mais do que isto, oportuniza e favorece o reconhecimento dos verdadeiros limites e possibilidades do saber psicológico enquanto prática científica.

Objetivos

  • Construir um espaço de reflexão e ação que potencialize a autonomia dos sujeitos envolvidos na busca de conhecimento;
  • Possibilitar a apropriação de conceitos da Psicologia e da Filosofia de forma substancial e reflexiva;
  • Produzir material acadêmico sob diferentes óticas: científico, literário, com imagens e/ou outros;
  • Fornecer subsídios teóricos para a elaboração de um Projeto de Trabalho com referências teórico-práticas do Institucionalismo;
  • Estender ações à comunidade visando o fortalecimento da diversidade e da promoção de direitos.

Metodologia

Encontros quinzenais, com duas horas cada, com leituras e reflexões em grupo, referenciadas nos conhecimentos da Psicologia e da Filosofia.
Os participantes deverão ter no mínimo 80% de presença para a obtenção de certificado.

Coordenadores Docentes

Profª. Ligia Adriana Rodrigues
Psicóloga, Mestre em Educação
Docente IMES Catanduva

Prof. Franco Cossu Jr
Psicólogo, Doutor em Epistemologia da Psicanálise
Docente IMES Catanduva

Docentes Colaboradores

Carlos Eduardo Pelicano
Filósofo, Especialista
Professor convidado

Suelena Guarnieri Flosi Giglio
Psicóloga, Mestre em Educação
Docente IMES Catanduva

Anúncios