ESTRUTURA

LABORATÓRIO DE PSICOLOGIA EXPERIMENTAL

O curso de Psicologia do IMES Catanduva conta com um Laboratório de Psicologia Experimental utilizado no primeiro ano de curso. O Laboratório de Psicologia Experimental constitui-se em duas salas anexas: uma destinada às atividades discentes e outra a um biotério de manutenção, com capacidade para 100 animais (ratos Wistar). As atividades desenvolvidas no Laboratório Experimental têm como objetivo permitir que os alunos de Psicologia possam se familiarizar com a metodologia apropriada para pesquisas experimentais e observacionais em uma situação experimental controlada. O ensino dessas diferentes habilidades por meio de trabalho com espécies não humanas (ratos em caixas de Skinner), em situação real ou virtual, tem-se mostrado eficiente no percurso histórico da Psicologia, assim como no de outras ciências. Tais atividades funcionam de maneira vinculada à disciplina de Psicologia Experimental e, no laboratório, são desenvolvidas atividades essencialmente práticas a fim de desenvolver habilidades específicas ligadas aos princípios conceituais e metodológicos da área, tais como:

  • observar sistematicamente um organismo vivo que se comporta no ambiente proposital e relativamente simples da caixa de Skinner;
  • identificar e estabelecer relações funcionais entre o comportamento do organismo e o ambiente com o qual interage;
  • manipular de maneira controlada variáveis ambientais que atuam como eventos antecedentes e conseqüentes a um dado comportamento;
  • acompanhar os efeitos das manipulações sobre o comportamento do organismo por meio de registros e análises de dados sistemáticos.

LABORATÓRIO E ANATOMIA

Preparado para o conhecimento do corpo humano com peças anatômicas, instrumentos e figuras, este laboratório possui espaço de aula preparado para suporte nas disciplinas de Fisiologia e Neurofisiologia.

LABORATÓRIO DE BIOLOGIA

Com instrumentos e materiais voltados a conhecimentos da área de Ciências Biológicas, este laboratório serve como espaço de aprendizagem para as aulas de Biologia Aplicada à Psicologia.

LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA

O laboratório de informática é utilizado como instrumental para os alunos nos conhecimentos da área de Estatística e como recurso pedagógico para produção acadêmica e científica.

Anúncios