GRADE

Em consonância com as diretrizes curriculares para os cursos de Psicologia no Brasil, o curso de Psicologia do Imes oferece duas ênfases: “Instituição, Comunidade e Saúde” (ICS) e “Processos Clínicos” (PC).
As ênfases curriculares envolvem um “subconjunto de competências e habilidades dentre aquelas que integram o domínio das competências gerais do psicólogo, compatível com demandas sociais atuais e ou potenciais, e com a vocação e condições da instituição (§1°, art. 11).
A ênfase “Instituição, Comunidade e Saúde” está voltada para fenômenos e processos psicossociais que abrangem as relações humanas imbricadas nas redes institucionais e que se concretizam em diferentes espaços comunitários, definindo formas de convivência, modos de relacionamento, padrões de comportamento e a própria compreensão de saúde e doença, bem como os consequentes tipos de atendimento, prevenção, modelos educacionais e outros processos envolvidos.
Já a ênfase “Processos clínicos” envolve as atuações profissionais em processos de avaliação e diagnóstico, em diferentes abordagens psicoterápicas, nas técnicas de aconselhamento e nas intervenções clínicas, com indivíduos e grupos, em contextos diversos.
Importante ressaltar que as ênfases não se constituem em direcionamento para especializações, mas como possibilidades de aprofundamento de estudos nas áreas propostas pelo curso.
Em 2016, o Projeto Pedagógico foi reformulado, com vistas a aprimorar a formação de nossos alunos.

Estrutura Curricular do Núcleo Comum (grade nova, válida a partir de janeiro de 2016)

1° Ano

– Fisiologia Aplicada à Psicologia
– Biologia Aplicada à Psicologia
– História da Psicologia e das Teorias Psicológicas
– Psicologia Comportamental e Experimental
– Sociedade, Cultura e Psicologia
– História e Produção de Saberes
– Bases Psicodinâmicas do Desenvolvimento
– Psicologia e Conhecimento Científico
– Psicologia e Processos de Aprendizagem

2° Ano

– Filosofia e Psicologia
– Teorias e Sistemas em Psicologia
– Metodologias em Avaliação Psicológica
– Psicologia e Teorias da Personalidade
– Subjetividade e Instituições
– Neurofisiologia e Psicofarmacologia
– Bases Psicogenéticas do Desenvolvimento
– Psicologia e Arte
– Dinâmica de Grupos e Relações Humanas
– Psicologia e Ciências Cognitivas
– Supervisão Estágio Básico I

3° Ano

– Saúde e Doença Mental
– Teorias Psicodinâmicas
– Psicologia Social
– Teorias Fenomenológico-Existenciais.
– Psicologia Institucional
– Metodologia de Pesquisa em Psicologia
– Estatística Aplicada à Psicologia
– Escalas e Testes Psicológicos
– Psicologia Comunitária.
– Supervisão Estágio Básico II

4° Ano

– Psicologia Hospitalar
– Psicologia Escolar
– Processos Psicodiagnósticos
– Atendimentos Breves
– Seminários de Pesquisa
– Psicologia Organizacional
– Psicopatologia
– Teorias e Técnicas em Psicologia Comportamental e Cognitiva
– Teorias e Técnicas em Psicologia e Psicanálise
– Psicologia e Saúde Pública

5° Ano (ICS):

– Supervisão em Psicologia Comunitária
– Intervenção do Psicólogo em Saúde Mental e Saúde Pública
– Profissionalização do Psicólogo
– Teorias e Técnicas em Recursos Humanos
– Supervisão em Psicologia Organizacional ou Institucional
– Supervisão em Saúde Mental ou Saúde Pública

5° Ano (PC):

– Supervisão em Avaliação Psicológica
– Teorias e Técnicas Psicoterápicas
– Comportamentais e Cognitivas
– Teorias e Técnicas Psicoterápicas Psicanalíticas
– Teorias e Técnicas Psicoterápicas Fenomenológico-Existenciais
– Supervisão em Psicoterapia
– Supervisão em Atendimento Breve no Contexto Hospitalar

Práticas Integrativas

– Atividades Complementares
– Estágio Básico I
– Estágio Básico II

Estágios Específicos (Profissionalizantes)

– Estágio Supervisionado em Psicologia Comunitária (ICS)
– Estágio Supervisionado em Psicologia Organizacional ou Institucional (ICS)
– Estágio Supervisionado em Saúde Mental ou Saúde Pública (ICS)
– Estágio Supervisionado em Avaliação Psicológica (PC)
– Estágio Supervisionado em Psicoterapia (PC)
– Estágio Supervisionado em Atendimento Breve no Contexto Hospitalar (PC)

 

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